GEOLIT - Grupo de Pesquisa de Geociências da Litosfera

Sobre a GEOLIT

Prof. Marta Mantovani

História

Em 1974, o então Instituto Astronômico e Geofísico, hoje Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), estava prestes a ser incorporado a universidade de São Paulo. Naquele momento, já como professora concursada, a Marta Silvia Maria Mantovani (foto) se associa com o Prof. Wladimir Shukowsky para formação do Laboratório de Geofísica da Litosfera – para qual o Prof. Shukowlsky idealizou o acrônimo GEOLIT. Marta se formou na USP e, posteriormente, UNICAMP, sob orientação de César Lattes, tendo sido uma das principais responsáveis pela criação do Laboratório de Raios Cósmicos e Cronologia. O Prof. Shukowsky, vindo da escola Politécnica, trouxe uma visão técnica, prática e pragmática para as Ciências da Terra.

Este laboratório trabalhava aspectos físicos de grandes estruturas e efeitos planetários. Neste contexto, foram publicados trabalhos respeitados até hoje em periódicos como Nature, Science, Earth and Planetary Science Letters e Gondwana Research. São exemplos “Evidence From The Parana Of South Brazil For A Continental Contribution To Dupal Basalts” (DOI: 10.1038/322356a0), “Wood Versus Fossil Fuel For Excess Carbon Dioxide” (DOI: 10.1126/science.190.4220.1154), “Lithosphere mechanical behavior inferred from tidal gravity anomalies: a comparison of Africa and South America”(DOI: 10.1016/j.epsl.2004.12.007) e “The Paranapanema Lithospheric Block: Its Importance for Proterozoic (Rodinia, Gondwana) Supercontinent Theories” (DOI: 10.1016/S1342-937X(05)71137-0). Com o tempo, diversos nomes reconhecidos nas Ciências da Terra passaram pela GEOLIT, em colaboração e sob orientação dos dois professores, Dentre eles Chris Hawkesworth, David Peate, Steve Hallinan, Marcia Quintas, Silvio de Freitas, entre muitos outros.

Nos anos 2000 a 2010, a Prof. Marta começa a atuar menos no laboratório por conta de atribuições administrativas pela Universidade. Com isso, uma nova leva de orientados começa a atuar de forma mais significativa no dia-a-dia do laboratório. Pesquisadores como André Rugenski, Wanderson Pereira e Renato Cordani passam com destaque na história do laboratório. No início dos anos 2010, dois alunos de pós-graduação, Vanessa Biondo Ribeiro e Vinicius Louro, junto ao técnico Roberto Zanon, iniciam uma nova fase do grupo, com foco intenso em exploração mineral. Na segunda metade desta década, a Prof. Marta Mantovani se aposenta, assumindo a posição de Professora Sênior. Vanessa tem uma breve passagem pela Universidade Federal de Pernambuco, para então se tornar uma reconhecida pesquisadora da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) da Austrália. Com o encerramento dos doutorados de Vinicius e Vanessa, somado ao afastamento da Prof. Marta, o laboratório é incorporado ao Grupo de Gravimetria e Geomagnetismo.

Em 2018, Vinicius Louro ingressa como professor de Aerogeofísica e Geotecnologias no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP). No IGc, Vinicius inicia uma grande parceria com os professores André Pires Negrão e Rafael Rodrigues de Assis. Suas escalas de trabalho, ainda que opostas, foram ligadas com sucesso através da geofísica. Os trabalhos dos três professores unidos, somados a história do grupo de Geofísica da Litosfera, deram origem ao Grupo de Geociências da Litosfera, que manteve o acrônimo GEOLIT, e tem a Prof. Marta Mantovani como membro de honra e uma espécie de matrona do grupo.

O Grupo GEOLIT hoje

Sediado no IGc-USP, o Grupo GEOLIT ganha continuamente importância, com a publicação de artigos, obtenção de recursos e formação de profissionais. No início de 2021, o grupo conta com cerca de 30 pesquisadores, incluindo professores, profissionais da indústria e alunos de graduação, mestrado e doutorado. Vêm fazendo parte de grandes projetos acadêmicos e junto a indústria com grupos parceiros do IGc-USP, de grupos externos, de instituições federais e internacionais, além da própria indústria. Com um crescente parque de equipamentos disponível e conhecimento de ponta, o Grupo de Geociências da Litosfera busca se firmar como um expoente do conhecimento das Ciências da Terra.